PROFOCO – O que é?

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

 

PROFOCO – O que é?

PROFOCO – PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA CONTEMPLATIVAS

Religiosos contemplativos em reunião na Sede da CRB Nacional

HISTÓRIA

O Programa de Formação para Contemplativas – PROFOCO, “nasceu dos Encontros de Contemplativas promovidos pela CRB Nacional, que se vinham realizando desde 1968, de dois em dois anos, na Abadia de Nossa senhora das Graças, em Belo Horizonte, sede do Centro Informativo para Contemplativas organizado e animado durante todo esse tempo com muita dedicação pela Madre Abadessa Luzia Ribeiro de Oliveira, OSB. Durante o VI Encontro Nacional, em agosto de 1979 com a presença de 113 participantes provenientes de 29 cidades e de 10 Ordens Religiosas, representando 42 Mosteiros, foi feito um pedido, por unanimidade, para que a CRB programasse um Curso especial destinado à preparação das Formadoras para a Vida Contemplativa. A CRB recebeu, com satisfação, este pedido e tomou imediatamente as providências necessárias” (Revista Convergência – Setembro de 1982 – Ano XVII – Nº 155). De 12 a 26 de março de 1982, no Convento Madre Regina, em Petrópolis/RJ realizou-se a primeira etapa do primeiro PROFOCO.

Essa caminhada de Formação para Contemplativas tem sua origem no Vaticano II que chamou toda a Vida Religiosa para a renovação. Na história bonita desses longos anos, encontramos pessoas de admirável dedicação, entre elas Irmã Luzia Ribeiro de Oliveira, OSB animadora do “Centro Informativo das Contemplativas” ligado à CRB Regional de Belo Horizonte; Pe. Décio Batista Teixeira, SDB e Pe. Marcelo Azevedo, SJ Presidentes da CRB Nacional e Cardeal Eduardo Pirônio Prefeito da Sagrada Congregação para os Religiosos e Institutos Seculares, em Roma, que se desempenharam pela aprovação desse Programa de Formação.

Publicações recentes

CERNE – O que é?

CERNE – CENTRO DE RENOVAÇÃO ESPIRITUAL HISTÓRIA Uma trajetória de sucesso O CERNE surgiu em 1977, como uma iniciativa da CRB Nacional, para colaborar na