Home | Religiosos Irmãos
A Vida Religiosa Consagrada Masculina, em suas origens, foi uma forma de vida predominantemente laical. Assim ela se manteve durante todo o primeiro milênio. Foi somente com o processo de clericalização da Igreja acentuado no início do segundo milênio que os religiosos leigos foram relegados a segundo plano e, com o Concílio de Trento, praticamente colocados à margem da vida eclesial. Não por isso, no entanto, ela desapareceu. Mesmo de forma marginal, manteve-se viva nas Ordens tradicionais e revitalizou-se com o surgimento de congregações assumidamente laicais que só tiveram o reconhecimento eclesial no Direito Canônico de 1917.
O Vaticano II veio resgatar a diversidade de ministérios e carismas na Igreja e, entre eles, o da Vida Religiosa Consagrada Masculina laical. No processo de renovação pós-conciliar, os religiosos irmãos das Ordens, Congregações e Institutos Mistos e dos exclusivamente laicais sentiram a necessidade de também renovar sua identidade e missão na nova realidade social e eclesial.
No ano de 1987, na cidade de Mendes, RJ, foi realizado um Encontro de Religiosos Irmãos promovido pela CRB. Mesmo tendo a reflexão continuado no interno das congregações, em encontros da CLAR e em diversas instâncias da CRB, não surgiu, a partir daquele encontro, uma organização específica para acompanhar este segmento da VRC no Brasil.
A caminhada de articulação dos irmãos leigos foi retomada no ano de 2010, sob impulso da CLAR, com o II Seminário realizado em Belo Horizonte com o tema “Religiosos Irmãos em Diálogo”.
O III Seminário Nacional foi realizado em Brasília, de 11 a 14 de outubro de 2012, com a participação de 70 religiosos de 20 congregações. O tema debatido foi “Masculinidade, mística e missão do irmão leigo”.
Em Curitiba, PR, com o tema “Identidade e Missão do Religioso Consagrado na Igreja”, aconteceu, de 07 a 09 de outubro de 2016, o IV Seminário. Participaram 115 irmãos de 28 institutos e congregações.
O V Seminário Nacional de Religiosos Irmãos, com o tema “Plenamente Humano, Simplesmente Irmão!” aconteceu em Fortaleza, CE, de 17 a 20 de outubro de 2019 e contou com a participação de mais de 100 irmãos de 30 Congregações.
O VI Seminário Nacional de Religiosos Irmãos foi realizado de 22 a 25 de setembro de 2022 na cidade de Belém, PA. O tema “No rio da vida, o Irmão é missão fecundando o Reino” foi aprofundado pelos 102 irmãos de 25 congregações que se fizeram presentes. (Acesse aqui a Mensagem Final).
Além dos seminários nacionais, várias regionais, Ordens, Congregações e Institutos promoveram atividades para aprofundar e ressignificar a identidade e a missão dos religiosos irmãos nestes tempos de mudanças sociais, eclesiais e na VRC.
Para dar continuidade à dinamização da Vida Religiosa Consagrada de Irmãos durante o triênio 2022-2025, a partir das indicações do Seminário de Belém, foi reconstituído o Grupo de Trabalho que ficou assim conformado:
Frei Vanildo Luiz Zugno, OFM Cap. e Irmã Zirlaide Barreto Mendonça, CP, assessores do Setor de Formação Continuada da CRB Nacional acompanham e dão suporte ao trabalho do GT em sua articulação e nas diversas atividades.
A Conferência dos Religiosos do Brasil foi fundada no dia 11 de fevereiro de 1954, no Rio de Janeiro/RJ, durante o Congresso Nacional dos Religiosos.
A CRB Nacional é uma organização religiosa de pleno direito canônico , tendo seu estatuto aprovado pela Sagrada Congregação dos Religiosos, através do Decreto nº 01561/55.
Cadastre-se já o seu e-mail e receba o Boletim eletrônico com as novidades da semana.
É rápido e fácil: preencha o formulário, levamos a sua privacidade a sério e não compartilharemos suas informações com terceiros.