Home | Religiosos Presbíteros
A surpreendente e esperançadora eleição do Papa Francisco significou para a Igreja Católica um sopro de esperança e uma provocação para a renovação de todas as estruturas eclesiais para reconstruir uma Igreja em saída missionária (EG 25-33).
Dentro da dinâmica proposta pelo Papa Francisco, os agentes pastorais – clérigos, consagrados e consagradas, leigos e leigas – são desafiados a uma espiritualidade missionária que os alimentem no serviço ao Reino na pessoa dos empobrecidos e dos abandonados nas periferias existenciais (EG 76-109).
Os religiosos presbíteros, por viverem em sua pessoa a dupla identidade da instituição e do carisma, vivem esta exigência de forma premente, pois devem responder, ao mesmo tempo, ao desafio da inovação profética e a responsabilidade da manutenção da instituição eclesiástica. Missão que se torna ainda mais difícil nestes tempos de transição eclesial onde ainda são marcantes as resistências à proposta de uma Igreja “ferida e enlameada por ter saído pelas estradas” (EG 49).
Para subsidiar os religiosos presbíteros, a CRB Nacional propôs a criação de um espaço de partilha e reflexão em nível nacional e, onde for possível, também nas diversas regionais.
De 10 a 13 de Setembro de 2018, em Belo Horizonte, foi realizado o I Encontro Nacional de Religiosos Presbíteros com o tema “Religiosos presbíteros: identidade e missão na Igreja do Brasil”. Fizeram-se presentes 92 religiosos presbíteros de 31 famílias religiosas. (Baixe aqui a Mensagem Final).
Em 2022, com o fim da Pandemia, aconteceu o II Encontro Nacional de Religiosos Presbíteros. Reunidos em Brasília de 27 a 29 de setembro, 44 religiosos presbíteros de oito diferentes congregações aprofundaram a temática “A identidade do religioso presbítero à luz da sinodalidade: carisma e missão”.
Para dar continuidade ao trabalho e buscar novas perspectivas para o triênio 2022-2025, foi organizado um Grupo de Trabalho composto pelos seguintes religiosos presbíteros:
Frei Fábio Batista Neto foi escolhido como Coordenador do GT e Pe. Luis Paul Muñoz Celleri como secretário.
Frei Vanildo Luiz Zugno, OFM Cap. e Irmã Zirlaide Barreto Mendonça, Assessores para a Formação Continuada da CRB Nacional acompanham o GT em suas atividades.
A Conferência dos Religiosos do Brasil foi fundada no dia 11 de fevereiro de 1954, no Rio de Janeiro/RJ, durante o Congresso Nacional dos Religiosos.
A CRB Nacional é uma organização religiosa de pleno direito canônico , tendo seu estatuto aprovado pela Sagrada Congregação dos Religiosos, através do Decreto nº 01561/55.
Cadastre-se já o seu e-mail e receba o Boletim eletrônico com as novidades da semana.
É rápido e fácil: preencha o formulário, levamos a sua privacidade a sério e não compartilharemos suas informações com terceiros.